Ilustração Ivo Akio Dia do Bancário maior
Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015Hoje (28 de Agosto) é uma data especial: o Dia da Categoria Bancária. Mais do que uma homenagem no calendário, esta data é uma referência de luta, que remete à organização iniciada lá nos anos 30 pelos trabalhadores do setor financeiro pela redução da jornada de trabalho, o que foi conquistado em 1933, quando foi estabelecida as seis horas para a categoria bancária.

Mais adiante, em 1951, um grande movimento de âmbito nacional foi formado para cobrar dos bancos reajuste de 40% nos salários e o estabelecimento do piso profissional. Naquela época, o custo de vida estava altíssimo, mas, mesmo assim, a reivindicação foi rejeitada pelos patrões, que apresentaram uma contraproposta rebaixada.

Embora esta tenha sido aceita pela categoria em outros Estados, bancários de São Paulo a consideraram uma “gorjeta” e deflagraram greve por tempo indeterminado em Assembleia realizada no dia 28 de agosto daquele ano. O paralisação durou 69 dias, sofreu forte repressão e terminou com a decisão da Justiça de conceder um reajuste salarial de 31%.

Anos depois, aquela data passou a ser reconhecida como o Dia da Categoria Bancária, reconhecimento da luta que vem servindo de referência até os dias atuais na busca incessante por novas conquistas, respeito e qualidade de vida.

Parabéns, bancário e bancária

 

São os votos das diretorias dos Sindicatos de Bancários de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina.