Neste sábado (18/07), a parceria entre os Sindicatos de Apucarana, Arapoti, Cornélio Procópio e de Londrina completa 20 anos. No dia 18 de julho de 1995, as entidades lançaram a primeira edição do jornal VIDA BANCÁRIA produzido de forma conjunta, como forma de centralizar informações entre as quatro bases e reduzir despesas.

Desde então, este elo foi se tornando mais forte e as diretorias das entidades passaram a compartilhar outros materiais (Jornal do Ciente, Vida/Fax, Cartilhas sobre saúde, Convenção Coletiva de Trabalho de bolso etc.) e a desenvolver atividades centralizadas, como as reuniões com as Superintendências Regionais dos bancos e diversas outras.

Em 2005, foi realizada em Londrina a primeira Conferência Regional Vida Bancária, evento que levantou e apontou as propostas da categoria para a Campanha Salarial daquele ano. A partir de 2009, esta Conferência passou a ser anual e a constar no calendário de atividades dos Sindicatos.

Para ampliar a comunicação com os bancários e bancárias, em março de 2010 foi lançado o Portal VIDA BANCÁRIA, que abriga sites das entidades e compartilha, através da internet, as principais notícias de interesse da categoria e as ações desenvolvidas nas quatro bases.

No ano seguinte, os Sindicatos passaram a organizar o Concurso Vida Bancária de Fotografia, como forma de estimular os trabalhadores e trabalhadoras do setor financeiro na Região a praticar essa arte, além de concorrer a prêmios.

Também em 2011, foi lançada Vida Bancária em Revista, com circulação quadrimestral, contando o outro lado do dia a dia dos bancários fora dos bancos, seus talentos, hobbies e reportagens a respeito de temas variados.

Para Wanderley Crivellari, diretor do Sindicato de Londrina e representante do Vida Bancária na Fetec-CUT/PR, são incontáveis as realizações da Regional nestes 20 anos. “É uma honra poder representar o Vida Bancária neste momento em que comemoramos duas décadas de união e conquistas”, ressalta.

Por Armando Duarte Jr.
Jornalista Diplomado – 2.495/PR