Cartaz Campanha Itau 2011

O Sindicato de Apucarana conseguiu a reintegração de quatro bancários e bancárias do Itaú que foram demitidos no ano passado, mas que estavam com problemas de saúde.
Segundo Maria Salomé Fujii, presidenta do Sindicato, todos eram da área comercial do banco e atuavam como gerentes de contas.

“Na hora em que foram fazer a rescisão do Contrato de Trabalho no Sindicato, soubemos que eles estavam lesionados e fazendo tratamento de saúde, por isso, nos recusamos a fazer a homologação”, relata.

Diante dessa situação, Salomé afirma que foi solicitada ao banco a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), com base nos atestados de saúde deles, relacionando os problemas diagnosticados pelos médicos com as atividades exercidas no Itaú.

“Felizmente, conseguimos reintegrar três no ano passado e um este ano sem ter que ingressar na Justiça. Mas ainda falta outro que estamos tentando”, explica Maria Salomé, cobrando mudanças na política de RH do Itaú, por esperar que o funcionário adoeça para depois demitir.

Garanta seus direitos!

A presidenta do Sindicato de Apucarana alerta os bancários e bancárias que têm problemas de saúde a se dirigir à entidade para receber orientações sobre os procedimentos a serem adotados.

 “É importante fazer isso antes de ser comunicada a demissão, pois aí fica mais difícil de reverter a situação. O Sindicato garante sigilo e vai dar os encaminhamentos que se fizerem necessários no sentido de assegurar o afastamento do trabalho para tratar a saúde, bem como a estabilidade no emprego prevista na legislação”, ressalta.

Por Armando Duarte Jr.